Quem nunca pensou em viajar para buscar momentos de paz, relaxamento e conexão com si mesmo e com o mundo? Ao mesmo tempo que cresce nosso desejo por autoconhecimento e plenitude, cresce também viagens que proporcionam esse encontro com nós mesmos.

O “turismo de bem estar” ou “wellness tourism” é uma tendência global que intersecta duas grandes indústrias: a do turismo e a do bem estar. Mas, mais que falar de números, dados e pesquisas, estamos aqui para falar de sensações e evolução.

foto: Ernani Baraldi – Rifaina/SP

Diversos lugares pelo Brasil e pelo mundo já oferecem este tipo de vivência/viagem. A Caboclos House Ecolodge – Amazen – oferece uma vivência que promove descobertas, entrega e reflexão em meio à Floresta Amazônica. É um retiro espiritual, holístico e ecológico na maior floresta tropical do mundo.

A viagem começa dentro da gente.

O ser humano moderno vive em um turbilhão de estímulos. Somos constantemente bombardeados de informação. Temos que definir entre dezenas de opções por dia. Perdemos o foco da nossa própria vida de tanto acompanhar a vida do outro. E o que toda essa velocidade gera? Ansiedade, descontentamento, angústia…

foto: Ernani Baraldi – Rifaina/SP

Chegamos num nível de rotina tão acelerada e superficialmente conectada que agora começamos a fazer o movimento contrário: desacelerar e nos conectar em profundidade. Com uma rotina tão agitada, fora dela buscamos viver momentos de paz. Pedimos por pausa. Vamos atrás da calmaria.

Como é lindo ver tanta gente indo em busca de conexões com a natureza, com nossos ancestrais, com nós mesmos.

A busca por liberdade, reflexão e relaxamento

Viajar é uma maneira de explorar com intensidade novas formas de nos expressarmos, de consumirmos, de nos exercitarmos, de pensarmos e sentirmos. E então trazer o melhor de tudo o que aprendemos de volta ao nosso dia a dia.

Nossa tendência ao viajar é nos abrir mais. Estamos fora da nossa zona de conforto, não conhecemos as pessoas ao nosso redor. Isso tudo gera um sentimento de liberdade – que nos leva a ser nosso verdadeiro e puro eu. E as viagens de bem estar dão ainda mais suporte para que essa liberdade se transforme em autoconhecimento, aceitação e felicidade.

São hotéis com áreas de spa e relaxamento, retiros espirituais, viagens terapêuticas, vivências de yoga, surf, meditação… Opções diferentes e diversificadas, de luxo e de simplicidade, para todos os gostos e bolsos.

A proposta da Amazen é unir experiências ecológicas, vivências culturais com os povos ribeirinhos e terapias holística. São oficinas, práticas de yoga e meditação, círculos sobre Sagrado Feminino e muitas outras atividades direcionadas à reflexão e ao relaxamento.

Foto: Cablocos House – no coração da Amazônia

Se prefere fazer uma viagem no seu tempo, do seu jeito, e mais perto, a agência Hub junto ao Turismo Rifaina oferecem também imersões terapêuticas personalizados para o outono e inverno, vivências em templo piramidal, cachoeira, tours de experiência, conhecimento, história e cultura.

Neste dia 20 de abril, às 20h o jornalista João Carlos Borda bate papo com o empreendedor Ernani Baraldi, o tema: TURISMO HOLÍSTICO. A live poderá ser acompanhada pelo Instagram do PORTAL BORDA e, também, pela rede do TURISMO RIFAINA