O documentarista Rafael Duarte revela a rotina de personalidades, como o escalador e funcionário emblemático do Bondinho Pão de Açúcar, Giuseppe Pellegrini

As histórias de cinco personagens que possuem conexões especiais com as áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro são entrelaçadas no novo projeto documental do fotógrafo e jornalista carioca Rafael Duarte, que retratou a cidade de suas perspectivas inusitadas no filme“RIO de olhares únicos” (Bambalaio/2021). Após percorrer durante dez anos todas as regiões da cidade em busca de ângulos diferentes que revelassem a integração da natureza com as áreas construídas, Duarte lançou, em 2019, o livro “RIO”, resultado desta saga fotográfica. Desta vez, inspirado pelas perspectivas surpreendentes de personagens e ambientes que percorreu neste período, o diretor explorou as rotinas de trabalho de personagens que interagem com a natureza carioca de formas únicas em seus cotidianos. O filme será lançado no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit (www.rockyspirit.com.br) no dia 03 de setembro, às 19h, e ficará disponível gratuitamente até o dia 03 de outubro. E no dia 05 de outubro, o diretor ainda lançará uma websérie especial do documentário.

Em “RIO de olhares únicos”, temos a oportunidade de conhecer a história de pessoas que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade e como o contato com a natureza impacta as suas vidas cotidianas e a forma que elas enxergam o mundo. Entre os personagens do documentário está Giuseppe Pellegrini, o Pellé. Considerado um dos funcionários mais emblemáticos da história do Bondinho Pão de Açúcar, Pellegrini foi escolhido pelo diretor antes mesmo da produção do documentário, tendo o conhecido seis anos antes, através de outros trabalhos realizados no parque. Na época, Pellegrini já contava com quase 60 anos de casa. Com apoio do Bondinho Pão de Açúcar, o documentário mostra imagens de bastidores e conta a história de como o Pellé entrou para a companhia que abriga o teleférico mais famoso do mundo através da prática da escalada e também como o esporte o permitiu escalar a montanha do cartão postal por mais de 3.500 vezes. O documentário ainda conta a história do ultramaratonista Chico Santos, um nordestino que chegou no Rio na adolescência em busca de construir uma carreira profissional na cidade e encontrou na corrida pelas florestas da cidade uma vocação, tornando-se um expoente do esporte. E ainda Erika Sedlacek de Almeida, uma atleta de highline (fita de longo cumprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu viajar o mundo e fazer manobras corporais nas alturas, onde fica totalmente imersa na natureza.

Os outros dois personagens que o fotógrafo acompanhou as rotinas de trabalho de perto foram Larissa Cunha,bióloga ornitóloga que pesquisa os ninhais de atobás e fragatas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, e o piloto e recordista de voos livre duplos Ruy Marrapesquisador em neurociência, que inventou a Yoga no céu, prática que visa ajudar as pessoas a lidarem melhor com seus medos através de estímulos emocionas a 500m de altitude.

Além do Rocky Spirit (Brazil), o filme foi selecionado para outros três festivais internacionais, o NatureTrack Film Festival (EUA), o New Creators Awards (EUA) e o International Mountain Film Festival of Poprad (Eslováquia). O projeto é uma realização da produtora Bambalaio com patrocínio da Prefeitura do Rio, Bondinho Pão de Açúcar, hotéis Arpoador e Ipanema INN e Sysfer.

Sinopse

“RIO de olhares únicos” mostra a jornada do fotógrafo Rafael Duarte pela cidade do Rio de Janeiro em busca de explorar ângulos exclusivos da cidade através dos olhares de cinco personagens que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade. O documentário revela como o contato com a natureza na vida cotidiana destas pessoas impactam as suas vidas e a forma que eles enxergam o mundo.

SERVIÇO:

Lançamento do filme: 03/09 | 19h | www.rockyspirit.com.br

Disponível para exibição até 03/10 | www.rockyspirit.com.br

Lançamento websérie: 05/10 | www.docrio.art

Site oficial do projeto: www.docrio.art

Trailer: https://vimeo.com/560036668

Mais informações: www.instagram.com/rafaelduartephotography

BIO do diretor | Rafael Duarte

Documentarista, jornalista e fotógrafo premiado no cinema e na fotografia, Rafael Duarte é mestre em “Cinema e Audiovisual” pela Sorbonne, em Paris, e dirigiu os documentários “RIO de olhares únicos” (2021), “Além dos sonhos” (2019), “SOS UERJ”(2018), “Filhos do Som (2018), “Trilha Transcarioca” (2017), e “Whiteout” (2015). Sua obra reflete sobre a conexão entre o ser humano e a natureza e procura imergir na biografia dos personagens em busca de ângulos particulares sobre suas visões de mundo. Dirigiu e produziu uma série de minidocs para a Revista Piauí sob supervisão dos documentaristas João Moreira Salles e Renato Terra e produziu e dirigiu as primeiras webséries do jornal O Globo. É autor de quatro livros, um deles finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2017. Já atuou como colaborador de veículos nacionais e internacionais como a National Geographic, O Globo, VICE e Revista Go Outside, entre outros. Como fotógrafo, expôs em galerias e museus do Brasil, França, Espanha e Inglaterra em individuais e coletivas. Atua hoje como Diretor na Bambalaio, produtora audiovisual e editora que fundou em 2010, especializada em projetos ambientais e em storytelling transmídia.

Créditos

Direção e Roteiro
Rafael Duarte

Com
Chico Santos
Erika Sedlacek de Almeida
Giuseppe Pellegrini
Larissa Cunha
Ruy Marra

Produção
Bambalaio Filmes

Direção de Fotografia
Marcos Salamonde
Henrique Alqualo
Ricardo Joppert

Montagem
João Pedro Diaz, edt.

Produção executiva
Rafael Duarte

Câmeras adicionais
Breno Modesto
Pedro Serra
Guilherme Leporace
Pedro Landeiro

Imagens aéreas de drone
Rafael Duarte
Guilherme Leporace
Lucas Magno

Fotografias P&B (Still)
Rafael Duarte

Som Direto
Alexandre Griva
Thiago Frazão
Raphael Lima
Bruno Frene
Breno Modesto

Trilha sonora original
Fernando Aranha – MBr
Guga Bruno
portatracks

Edição de som
Melhor do Mundo Studios

Correção de cor
Raul Tamayo

Personagens por ordem de aparição
Rafael Duarte
Gideão Melo
Erika Sedlacek de Almeida
Caio Henrique
Federico Eder Zürcher
Tanja Bergler
Erivaldo José Barbosa (Seu Eri)
Giuseppe Pellegrini (Pellé)
Chico Santos
Bento de Botton dos Santos
Bianca Cerva de Botton
Ruy Marra
Larissa Cunha
Thais Gomes
Diego Scofano

Making of
Mariana Vianna
Breno Modesto

Assistentes
Breno Modesto
Raphael Lima
Flávio Carneiro
Pedro Serra

Imagens de Arquivo
Memória Bondinho
Vídeo animado: direção Daniella Kallmann
Animação e composição digital: Daniela FerrariAtendimento à imprensa

FSB Comunicação
Vanessa Smith – vanessa.smith@fsb.com.br (21) 99606-6333
Bianca Baptista – bianca.baptista@fsb.com.br (21) 99818-5492

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui