Afinal o que um HUB?

Esse tipo de espaço, voltado ao fomento de ideias inovadoras, tem se multiplicado por cidades do mundo todo. E aqui no Brasil não é diferente. Por isso, neste artigo do Portal Mogiana, descubra do que se trata e como funciona o HUB STATION em Rifaina. Acompanhe!

O Hub híbrido e comunitário criado em Rifaina consiste em um espaço físico no qual se realizada curadoria de novas idéias e projetos. Empreendedores e jovens podem colocar em prática as suas vocações e propostas com foco na inovação e soluções de problemas das demandas locais, como por exemplo gestão de resíduos sólidos, qualificação profissional entre outros. O resultado é um espaço de troca, aprendizado e fomento da cultura do empreendedorismo.

Pode-se dizer que, nos hubs, é comum a prática da inovação aberta (open innovation), que ocorre quando quando negócios colaboram entre si para criar produtos e serviços inovadores. Em Rifaina por exemplo, o Hub Station apoia iniciativas e incentiva o uso de tecnologia afim de munir os interessados de informações de qualidade para a prática e o estudo do turismo sustentável através de tecnologia Smart Tour fomentando o turismo 4.0

Outro ponto positivo do Hub Station é o networking: dessa forma, as pessoas não ficam fechadas em suas ideias. Podem trabalhar de maneira colaborativa, inspirar-se em outras ideias e podem fazer parcerias.

Conversamos com o CEO do HUB STATION RIFANA que nos apresentou mais sobre este conceito de hub híbrido e comunitário. Além disso, Ernani Baraldi nos mostrou todo espaço físico que conta com loja de produtos regionais (cachaça, queijo canastra, doces, filé de tilápia, temperos etc.). Agência de turismo receptivo que foca no viés da experiência, uma biblioteca com espaço de mentoria, um estúdio para produção de material audiovisual e assessoria de imprensa. Cozinha toda estruturada para cursos e experiências afetivas, um grande quintal disruptivo onde concentra área do coworking e um espaço dedicado a exposição de obras dos artistas locais e regionais.

O Hub Station é uma casa que fica no centro da cidade e vem se tornando ponto de referencia para informações turísticas e protagonismo comunitário.

Um ecossistema voltado para fortalecer a economia criativa e facilitar o desenvolvimento de idéias e curadoria de novos projetos.

O HUB STATION não é uma incubadora mas conta com o apoio de empresas privadas para realizar curadoria de novas idéias. Uma rede de empresários que contribuem e recebem diversas contrapartidas. No HUB SCHOOL, por exemplo, podem melhorar a mão de obra local através de qualificação, acolhimento, mentoria e curadoria de novas idéias e soluções.” completa Baraldi.

VEJA QUAIS SÃO AS FRENTES DE FOMENTO E QUALIFICAÇÃO DO HUB SCHOOL

  • Turismo e Hospitalidade
  • Hotelaria e Governança
  • A&B (Alimentos e Bebidas) e Gastronomia Criativa
  • Comunidade e Sistemas
  • Sustentabilidade
  • Piscicultura e Meio Ambiente

Além de cursos, palestras, ha dentro do Hub o projeto de residência artística que consiste em acolher pessoas com diversas habilidades artísticas e com dons natos e intrínsecos. É uma imersão que promove troca, afeto, acolhimento e o despertar, muitas vezes, de potenciais guardados. Na residência o Hub oferece contrapartidas aos participantes como hospedagem, alimentação e material de trabalho Com foco na produção cultural e curadoria, todo processo criativo é registrado em fotos e vídeos para que – tanto o participante, quanto o hub – tenham este material efêmero, assim como a arte é. O hub oferece ainda uma vivência de trocas, autoconhecimento e autocuidado. Algumas pessoas já participaram da residência e deste processo imersivo e, até mesmo, terapêutico. Confira!

Somos um hub híbrido, de conexão comunitária e convergência de idéias em oportunidades.

Ernani Baraldi, CEO Hub Station

Para as empresas que investem nesse tipo de espaço, é uma oportunidade de se posicionar no ecossistema e ficar por dentro das novas oportunidades de negócios, seja para fazer investimentos, parcerias e até mesmo receber qualificação profissional.

Da mesma forma, quando se aproximam de novas idéias e atores, empresas consolidadas no mercado podem se inspirar nas práticas inovadoras destes jovens. O modelo de negócio do Hub Station é voltado para a economia criativa, com uma estrutura enxuta, produtiva e sustentável. É algo que ajuda a renovar a cultura dos empresários.

“Por isso que a frente de qualificação profissional é uma das mais relevantes pra gente. Pensamos muito sobre a idéia de Hub comunitário, pois conhecendo a cultura local e suas problemáticas conseguimos desenvolver e fomentar a criação de novas tecnologias e modelos de negócio que impactam a comunidade de maneira positiva”. – afirma Ernani Baraldi

REDE DE PESSOAS, DE SABERES E DE DESTINOS

Disseminar as melhores práticas no turismo sustentável, fortalecer a rede de empreendimentos e iniciativas comprometidas com a equidade e com o turismo de base comunitária. Essas premissas norteiam a startup que se posiciona como hub híbrido e comunitário e não encastelado como grandes hubs de tecnologia e inovação e, sim com foco em territórios de potencial turístico para gerar conexões e curadoria de projetos voltados para o fomento do turismo sustentável.

Que tal fazer parte de um HUB comunitário?

Se você quer fazer parte do Hub Station mas não sabe por onde começar, saiba que é possível participar. Muitas empresas, mesmo as mais tradicionais, já participam desses espaços, vinculando suas marcas às iniciativas inovadoras que são desenvolvidas nos hubs. 

É isso que fazem empresas como a Destilaria Batista, Grupo Mcassab e Turismo Rifaina mantenedores do ecossistema que você conheceu acima.

Por isso, se você é uma empresa e quer estar perto de novas idéias, soluções sustentáveis, assessoria de imprensa, mentoria, curadoria, qualificação, cursos, palestras, eventos culturais e ainda se conectar com outros negócios e inovar, entre em contato com Hub Station e torne-se um afiliado ou mantenedor.

Serviço:

Site: https://www.hubstation.com.br/

Contato: (16) 99613-3210

https://www.instagram.com/hubstationrifaina/