Evento quebra paradigmas do mainstream e leva desenvolvimento sociocultural para a região do Glória

A 2º Edição do Canastra Music Festival, acontece no dia 18 de Janeiro em São João Batista do Glória/MG. O Festival, que na verdade é uma proposta sociocultural e ambiental, pretende promover a circulação artístico/musical. Bem como, promover o turismo com bases sustentáveis nas comunas receptoras. 

Karol Matita, diretora do projeto fala com emoção sobre o legado que ela quer para a região da Serra da Canastra: “precisamos desenvolver o turismo comunitário, desenvolver nossa região com projetos que possam levar desenvolvimento econômico e humanos para as cidades receptoras por onde o Projeto irá circular”  

A proposta que fomenta e promove o turismo com bases sustentáveis, pretende nesta edição trazer uma amostra do que será nas próximas. Por se tratar de um projeto independente e com custos operacionais bem razoáveis, a entrada ao Festival é cobrada. Entretanto, o propósito de Matita e sua equipe é conseguir apoio institucional de empresas que atuam com responsabilidade social e ambiental, uma vez que muitas exploram os recursos naturais e precisam, efetivamente, contrapor essa concessão. 

Tendo como objetivo central a democratização e o acesso aos instrumentos culturais, o Festival quer dar visibilidade ao fazer cultural dos atores envolvidos nesta rede colaborativa. 

“Nosso projeto não é apenas um festival de música e circulação, por trás de toda propaganda, chamando a galera para um rolê massa, pensamos nas práticas da economia criativa, valorizando a rede de produtores, artistas e pessoas engajadas no fortalecimento de uma rede de conhecimento e trocas.” relata Matita


Mateus Nocera multi artista que se apresenta no festival.

“Não podemos produzir algo sem deixar nada em troca, não somos produtores de eventos de massas que causam impactos, levam toda a grana, e deixam algo: o lixo!”

“Estamos entrando em uma nova década e, entrando em uma nova era. Portanto, enquanto agentes de disseminação da cultura, devemos pensar o que pretendemos para as próximas edições. Mas, para isso, é preciso que empresas, sindicatos, prefeituras e todo trade estejam envolvidos em parcerias concretas. Assim, juntos promovermos ações de intercâmbio, tanto aos membros da comuna, quanto aos turistas, este é nosso legado!” 

A 2º Edição vem com um misto de Cultura Popular com linguagens musicais como reggae, Mpb, Forró, Jazz, discotecagem, brasilidades.

Confira os artistas confirmados na programação

Samu Moreira, o Samu do Reggae é um artista mineiro que incorpora o ritmo jamaicano “reggae music” e trabalha representando músicas consagradas, nacionais e internacionais. Boa vibe e ótima sonoridade são peças que não faltam na sua personalidade 

Nay Carvalho, Cantora francana, radicada em São Paulo, esteve no programa Raul Gil por duas temporadas do quadro Mulheres Que Brilham, defendendo sempre a música brasileira.  Hoje, além de backing vocal nas bandas de Rodrigo José e Blacklas, faz shows solo de samba, forró, mpb e promete lançar músicas autorais ainda nesse 2020.  

Nábia Villela, Cantora e atriz mineira, vive em SP, cidade em que é conhecida pela sua constante atuação no teatro musical. Para o Canastra Music Festival prepara uma participação baseada em suas pesquisas sobre os ritmos e canções da música popular brasileira.

Banda Nosso Encontro, é o famoso “tudo junto misturado”. Reúne músicos das principais bandas de forró da região, entre eles Marcelo Cabuloso (rêlo-rolo), Marquinho Sabino (Seu Tenório),  Nando Lopes (resenha do Cardoso), Edu Lemos e Júlio Paim da banda. Edu e os Capangas. Uma miscelânea de artistas para transcender o festival em boas vibrações. 

Dani Salci, é figura carimbada nos principais eventos da Serra da Canastra, influencer digital, ela solta sua play e faz todo mundo mexer o esqueleto com sua diversidade musical de brasilidades.       

Mateus Nocera, multi artista, faz apresentações/intervenções em variadas linguagens, trás performances em pernas de pau, além de turbinar a pista com sua seleta contagiante de brasilidades.

Tatiana de Simone, arquiteta de São João Batista do Glória, fará projeções de vídeos que contextualizam um pouco da história do Parque Nacional da Serra da Canastra entre outras vibrações visuais. 

Além da programação musical o festival contará com a vila artística onde produtos artesanais, orgânicos e regionais serão expostos, valorizando a rede de pessoas e saberes. 

Na sexta, dia 17 acontece o esquenta “welcome to the jungle” no Espaço Glória a partir das 21h. O Festival é destinado para pessoas de todas as idades, de todos os gêneros, turistas ou não.

SERVIÇO

Evento: https://www.facebook.com/events/827459171050353/

Quando: 18 de Janeiro 2020

Horário: a partir das 16h

Ingresso na porta: $ 60,00

Contato: 16 99218-7357 – Karol Matita

Onde Ficar

  • Pousada Espaço Glória (16) 98871-8771
  • Pousada Glória e Filho (35) 98816-7509
  • Vana Hostel (35) 9983-5583
  • Pousada e Camping Glória (35) 98416-1613
  • Pousada Gloria (35) 99124-7103
  • Jeitinho da Canastra (35) 98464-9838
  • Pousada Sempre Viva  35 8815-2462