A cidade de São Paulo se tornou o destino mais reservado para o Carnaval no Brasil em 2020, tanto por viajantes brasileiros como estrangeiros. Isto é o que mostra um levantamento da Booking.com, plataforma digital que faz com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos.
Enquanto isso, os destinos que cresceram mais rápido no número de reservas pelos brasileiros, quando comparado com o Carnaval de 2019, são Porto Seguro, Caldas Novas, Arraial d’Ajuda, Morro de São Paulo e Jericoacoara. Já entre os turistas internacionais, Porto Seguro e Fernando de Noronha são os destinos que apresentaram um crescimento mais rápido de reservas realizadas por turistas estrangeiros para o Carnaval deste ano se comparado à folia do ano passado.
Também para o Carnaval deste ano, de modo geral, as nacionalidades estrangeiras com mais reservas em território brasileiro são argentinos, chilenos, franceses e americanos. Além disso, de acordo com o levantamento da Booking.com, russos, canadenses e portugueses são as nacionalidades que cresceram mais rápido, se comparado ao Carnaval do ano passado, em número de reservas para o período.
Considerando os dois destinos mais reservados, São Paulo viu um crescimento rápido de reservas dos próprios brasileiros — mostrando que o Carnaval paulista, que vem conquistando bastante espaço nos últimos anos, tem um apelo mais nacional — e, no Rio de Janeiro, as nacionalidades com crescimento mais rápido de reservas foram russos, espanhóis, italianos, britânicos e chilenos, o que reforça o apelo internacional do Carnaval carioca na atração de turistas de diversas partes do globo.
Os tipos de acomodação mais reservados para o Carnaval no Brasil, de modo geral são, nesta ordem, hotel, pousada, apartamento, hostel e casa. Tanto na cidade de São Paulo quanto no Rio de Janeiro, os hotéis continuam sendo a preferência do viajante para aproveitar o Carnaval, seguido dos hostels e dos apartamentos.
Em relação aos destinos internacionais reservados para o Carnaval, os vizinhos Argentina e Uruguai são os países que mais atraem o turista brasileiro para essa época do ano, seguidos dos Estados Unidos, Portugal e Chile. Entre as cidades internacionais mais reservadas pelo brasileiro estão, nessa ordem, Buenos Aires, na Argentina; Lisboa, em Portugal; Montevidéu e Punta del Este, ambas cidades no Uruguai; e Santiago do Chile.