Cidade que agonizou durante muitos anos a sombra da corrupção, agora, passa para segunda fase do projeto de cooperação internacional entre municípios Brasileiros, Portugues e Latinos Americanos.

No total, foram recebidas 64 candidaturas, oriundas de 17 estados brasileiros,
representando todas as regiões do país. Municípios de todos os portes submeteram
candidaturas, possibilitando um resultado diverso e plural, estampando a diversidade do
movimento municipalista.

Para o prefeito José Ricardo a classificação é um grande passo para cidade, uma vez que além de posicionar Igarapava no cenário nacional, poderá promover acesso e intercâmbio internacional para seus colaboradores, ajudando assim criar uma nova narrativa para o municipío que sempre sofreu com noticias ruins de corrupção. “Igarapava merece ser vista com outros olhos, nossa cidade tem grande potencial para o turismo histórico cultural, temos dois atrativos turísticos em desenvolvimento, estamos no eixo do maior centro logístico do Brasil, por isso, é nosso dever atrair cada vez mais pautas positivas” – completa o prefeito José Ricardo

Sobre o INOVA JUNTOS

O Projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade” propõe-se fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas, bem como da inovação público-privada segundo quatro clusters temáticos i) desenvolvimento económico; ii) desenvolvimento regional e consórcios; iii) cidades verdes e mudanças climáticas; iv) espaços inclusivos de inovação cultural e social.

O projeto tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil, em Portugal e em outros países da América Latina, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana.

CONHEÇA OS 4 CLUSTERS

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Aborda a forma como os governos locais podem exercer o papel de indutores da inovação na promoção do desenvolvimento econômico local para a construção de um desenvolvimento urbano mais sustentável.

Desenvolvimento Territorial e Consórcios

Contempla uma abordagem integrada do desenvolvimento territorial unificado por consórcios, parcerias, redes, associações de cidades, entre outras modalidades possíveis, tendo em vista a prestação de serviços públicos. As opções de consorciamento promovem a oferta conjunta de serviços públicos em Municípios de todos os portes.

Cidades Verdes e Mudanças Climáticas

Trabalha a conscientização sobre o tema e apoio ao desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis e que reduzam os impactos ambientais, como redução das emissões de carbono e a produção de resíduos, previnem e mitigam os efeitos das alterações climáticas, entre outros.

Espaços inclusivos e inovação Cultural e Social

Trabalha como as culturas e as identidades locais podem ser um fator de promoção de inclusão social e espacial nas cidades, fortalecendo a ocupação dos espaços públicos e valorizando as diferentes identidades locais, especialmente os grupos vulneráveis e em situação de risco.

Parceiros
Confederação Nacional de Municípios, Brasil – Instituição Coordenadora. 
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. 
Oficina, Portugal.

  • Conheça aqui as entidades selecionadas no Brasil
  • Conheça aqui as entidades selecionadas em Portugal

Confira vídeo onde prefeito defende a participação de Igarapava comprovando os projetos que atendem aos clusters do programa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui