Como que a cidade tradicionalmente baseada na cultura do café esta trabalhando para fomentar o turismo e se tornar referência regional no turismo de aventura

Pedregulho, para quem não sabe possui cavernas, sítios arqueológicos com pinturas rupestres, tem esportes náuticos, mergulho e conta com diversas cachoeiras, entre elas, a maior queda livre do Estado.

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus preserva remanescentes do extremamente ameaçado cerrado paulista. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitantes. Estas áreas são percorridas por trilhas e alguns pontos de mirantes, localizados nos núcleos Santa Luzia e Taquari. O destaque vai para a Cascata Grande, a maior das cachoeiras do Parque, e a maior queda do estado de São Paulo com até 132 m de queda livre. São mais de 9 mil hectares que abrigam, ainda, uma grande diversidade de fauna e flora.

Confira matéria produzida pela Globo EPTV para o programa Terra da Gente com Marcelo Ferri.

Pedregulho, Rifaina e Sacramento são cidades bem próximas e o turismo microrregional é uma realidade com ofertas de hospedagem e gastronomia. Assim, um destino turístico vai se consolidando com diversas opções do turismo de aventura, náutico, histórico e de experiências. É possível conhecer esses lugares com apoio de agências receptivas, no site da Secretaria de Turismo de Pedregulho você pode encontrar todas as dicas, é só acessar: http://pedregulho.sp.gov.br/turismo/

Divulgação Instagram Secretaria de Turismo de Pedregulho – https://www.instagram.com/turismo.pedregulho/

Alto Porã

O município possui três distritos, no Alto Porã esta o Abismo da Odete que é considerado o maior abismo de arenito do Brasil. Tem 30 metros de altura e uma extensão de 100 metros (um sumidouro). O acesso só pode ser feito via rapel negativo e subida feita por ascensão. Para essa prática é necessário contratar empresas especializadas no esporte de aventura. No abismo às 10h30 e 15h30, a luz do sol bate no buraco de entrada proporcionando um espetáculo de cores. Além disso, o distrito possuí diversas lavouras de café por conta das altas serras que variam de 980 a 1.200 metros no topo da escarpa, o que proporciona também uma linda vista no mirante do Bálsamo.

Confira matéria sobre o Abismo da Odete.

Igaçaba

é o distrito pitoresco, com diversos casarões do inicio do século 21, entre eles onde nasceu o ex Governado do Estado Orestes Quércia. Entre os atrativos históricos culturais esta a estação da antiga Cia Mogiana de Estradas de Ferro. A estação foi aberta em 1899. Em Igaçaba começa o trecho de descida da linha para o vale do rio Grande, até atingir a estação de Rifaina.

A linha foi extinta em 1970, com o fechamento do trecho Pedregulho-Jaguara. Os trilhos, mais tarde, foram retirados. Mas, em1991, a estação foi recuperada, e com a colocação de trilhos novos, passou a ser uma das quatro estações da linha turística da “Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus“, empresa tocada pela ABPF que faria circular, no antigo leito, trens a vapor até Rifaina.

“Infelizmente tudo isso acabou. Mas hoje, Igaçaba revive a possibilidade de um turismo focado na sua história, com vistas ao ecoturismo, turismo de esporte e turismo pedagógico já que próximo ao distrito foi encontrado um dos sítios arqueológicos mais expressivos do estado” – relata Dirceu Polo prefeito municipal

Segundo pesquisadores da USP, o mural com mais de 25 metros de pinturas rupestres pode estar relacionado com idade maior que de 2 mil anos. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já catalogou as pinturas. Entretanto, o local ainda não pode receber visitantes pois precisa de pesquisa aprofundada, até mesmo escavação, além de um e plano de manejo para viabilizar o local com atrativo turístico e gerar renda e emprego.

Além das pinturas, Igaçaba conta com grutas, trilhas para bike, rio para prática do boia cross e cachoeira. O nome Igaçaba, do tupi-guarani recipiente de barro, ger. de boca larga, us. para guardar líquidos, farináceos e outros gêneros como urna funerária dos indígenas. Igaçabas encontradas na região podem ser vistas no museus histórico de Franca.

“Uma de nossas metas é que na estação possamos montar um museu com todo material lítico encontrado. Ou seja, todos os fragmentos de rocha e/ou minerais encontrados em sítios arqueológicos que tiveram alguma empregabilidade na sociedade pré- histórica ou ainda que registrem a manufatura destes materiais para a fabricação de instrumentos ou utensílios. Além de uma espaço com restaurante, café e apoio ao turismo, estamos abertos a parcerias público privada.” completa Juliana Medeiros Secretária de Turismo.

Estreito

Ainda perto da vila do Estreito, também foi encontrado pinturas rupestres dentro da área que circunda a Estância Alto da Boa vista de propriedade do Alcimar Andrade, estivemos lá com o jornalista João Carlos Borda e uma matéria para a EPTV foi gravada na ocasião, confira:

HOSPITALIDADE

Depois de alguns anos morando no exterior, o casal Fernanda e Daniel Dolfini montaram seu próprio negócio em Pedregulho. A experiência na hotelaria e gastronomia se conecta desde os tempos em Águas de São Pedro, onde o casal se conheceram, ambos cursavam faculdade de Gastronomia e Hotelaria por lá. Assim, Pedregulho ganhou um belo empreendimento, a pousada Peroba Rosa que conta com infraestrutura completa de lazer, amplos chalés com ar condicionado, tv, frigobar. Já no restaurante, os hóspedes podem se deliciar com a culinária internacional e iguarias brasileiras preparadas com muito carinho, acompanhada de vários rótulos de vinho de várias partes do mundo. Para saber mais acesse: https://www.pousadaperobarosa.com.br/

A beleza da vida está nos detalhes e saber enxergá-los é o que faz tudo valer a pena. A Pousada Piratas do Barro Branco possui uma infraestrutura completa e rica em detalhes, com serviços diferenciados que proporcionam aos hóspedes uma experiência única. A Pousada conta com suítes com ar condicionado, tv, frigobar e uma infraestrutura de lazer completa. Além de oferecer opções de passeios pela represa com diversas cachoeiras. Para saber mais acesse: https://piratasdobarrobranco.com.br/

Na expectativa de se tornar MIT – Municipio de Interesse Turístico, a cidade se prepara para promover as rotas turísticas e atrair investidores para o setor como operadoras de mergulho, meios de hospedagem e agências de turismo de aventura.

“Um trabalho que começou em outras gestões onde consideremos todo mérito deste trabalho árduo que é planejar, criar plano diretor do turismo, inventariar e qualificar os pontos de interesse turístico, bem como os produtos formatados” completa Juliana Medeiros Secretária de Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui