Devido a crise hídrica vivida em todo país pela falta de chuva nos últimos meses. A ENGIE, empresa que tem concessão da Usina Hidrelétrica de Jaguara emitiu uma nota alertando sobre o baixo índice de água do reservatório.

crise hidrica jaguara rifaina
Foto: Ernani Baraldi | Represa de Jaguara | Rifaina/SP

“A Usina Hidrelétrica de Jaguara, localizada no Rio Grande, informa que o seu reservatório atingirá níveis inferiores aos habituais, podendo ocorrer variação em alguns períodos do dia.”

Atualmente, o reservatório pode chegar até a cota de 556,50m, ou seja, 0,5m abaixo do nível mínimo atual, mas ainda assim dentro das margens legais de operação do reservatório, que são 555,5m (inferior) e 558,5m (superior).

crise hidrica rifaina
foto: Ernani Baraldi | Teatro de Arena | Rifaina/SP

Diante essa situação, a Usina seguirá as orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) que flexibiliza as restrições de fornecimento de energia, essa medida visa garantir a distribuição de energia para população. O objetivo é otimizar o fornecimento de energia, garantindo a oferta de energia elétrica ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Além dessa ação, serão seguidas outras iniciativas por exemplo respeitar os recursos hídricos e ambientais, não ultrapassar as barragens hidrográficas e outras.

Além desta ação, outras iniciativas para o enfrentamento da crise hídrica encontram-se em andamento, as quais foram estabelecidas e conduzidas a partir da instituição da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidro energética – CREG, pela MP 1.055 de 28/06/2021.


SOBRE A ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Um amplo programa de gestão de resíduos, e especiais cuidados com a água dos rios e suas nascentes, estão entre as diversas ações desenvolvidas pela ENGIE em suas usinas em operação no Brasil – entre elas, o Projeto Matriz Biodiversidade. Inédito no setor, esse projeto abrange os seis biomas brasileiros.

SAIBA MAIS sobre a politica de sustentabilidade AQUI