Tecnologias e conectividade serão essenciais no setor para ampliar a experiência dos turistas

O turismo foi um dos segmentos mais atingidos pela pandemia, e mudanças são esperadas para o futuro. O setor já estava desatualizado com relação às tecnologias antes mesmo da Covid-19 chegar e, agora, essa deficiência se tornou ainda mais evidente. Além disso, alguns padrões do mercado terão que ser revistos, pensando na saúde e bem-estar dos turistas.

A comunicação efetiva e transparência com clientes sobre medidas de higiene adotadas, políticas de cancelamento e reembolsos mais flexíveis, além da adoção de tecnologias sem contato, são tendências identificadas no setor.

A turismóloga Aline Martinhago, que presta consultoria para o grupo T2I, detectou, com sua experiência de mercado, que o uso de canais digitais online e off-line será essencial para permitir uma melhor conectividade e experiência do usuário. “Com o avanço da Inteligência Artificial, os dados do viajante podem ser utilizados mediante consentimento para personalização de roteiros e destinos. Também é esperado que as atrações sejam adaptadas para garantir o distanciamento físico,” diz Aline.

Segundo a turismóloga, a autonomia do usuário no destino e a possibilidade de conhecer os pontos turísticos sozinho são fatores importantes nesse novo panorama do turismo. Alguns museus já possuem aplicativos com informações sobre o que o visitante pode ver no espaço, como o museu do Louvre, em Paris, que disponibiliza imagens de suas principais exposições. O museu do amanhã, no Rio de Janeiro, também conta com um app que oferece informações e curiosidades da sua história e de suas exposições.

O aplicativo Neelo do grupo T2I, por exemplo, possibilita ao turista fazer visitas autoguiadas a pontos turísticos, pois ele mostra informações dos locais em qualquer lugar do mundo, apenas pela proximidade do usuário ao monumento. A tecnologia funciona por meio de dispositivos instalados no local que detectam a presença de um aparelho habilitado, disponibilizando as informações no aplicativo para o usuário navegar. A troca de dados é via Bluetooth, não sendo necessária a conexão com internet.

Além disso, o aplicativo será instalado na Vila A, bairro da cidade de Foz do Iguaçu que está passando por diversas adaptações para receber tecnologias que o tornarão o primeiro bairro público inteligente do país. O projeto é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, a prefeitura de Foz do Iguaçu, e a Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

O objetivo do Grupo T2I é alavancar a área de projetos em turismo dentro do fator BLE, uma das empresas do grupo. Assim como o Neelo, que já é um projeto à frente do seu tempo, a empresa pretende investir em novas tecnologias para o segmento e o estudo dessas tendências, além da contratação da profissional da área, que irá auxiliar nessa empreitada.

Grupo T2I

Grupo composto por quatro empresas do ramo de tecnologia, com sede em Curitiba e fundação em 1992. Fator Mob, Fator BLE, Fator Sphera e Quântika oferecem soluções dentro das áreas de transporte e mobilidade, IoT (internet das coisas), Bluetooth Low Energy, Smart Cities, aplicativos, ambientes de inovação e outras áreas que envolvam tecnologia e integração de sistemas. Dentre os produtos que se destacam no portfólio do grupo está o Neelo App, aplicativo destinado ao ramo de turismo, que permite ao visitante acessar informações complementares de um ponto turístico por meio de uma conexão Bluetooth.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui