Priorizando a segurança de visitantes, artistas e trabalhadores, a Mostra acontecerá entre os dias 07 de novembro e 06 de dezembro

São Paulo, agosto de 2020 – A 10ª Mostra 3M de Arte programada para setembro deste ano anuncia o adiamento. Agora, a Mostra deve ocorrer de 7 de novembro a 6 de dezembro no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com dez instalações diferentes regidas sob o tema “Lugar comum: Travessias e coletividades na cidade”, a Mostra optou por adiar sua data pensando na segurança de seus visitantes, trabalhadores e artistas.

Sob curadoria de Camila Bechelany, 10 projetos serão dispostos pelo parque. Das 10 obras, quatro foram selecionadas via edital. Neste ano, as inscrições estiveram abertas de 20 de abril a 25 de maio e 338 instalações foram inscritas – 222 a mais que o edital do ano anterior. 84 cidades participaram, além de três cidades fora do país.

O edital, que inicialmente teria somente três artistas selecionados, porém com a grande procura, acabou selecionando quatro ao todo. Os demais foram escolhidos de acordo com a proposta da Mostra pela curadora e por um time de jurados composto por Camilla Rocha Campos (artista, professora e escritora) e Eva González-Sancho Bodero (co-curadora da primeira edição da Bienal de Oslo 2019-2024) que participaram ativamente da escolha junto a curadora.

Foram selecionados via edital Maré de Matos (SP), Narcíso Rosário (PI), Coletivo Foi à Feira (SP e ES) e a dupla Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro (SP). Os convidados para a Mostra são Camila Sposati, que frequentemente combina desdobramentos estéticos a procedimentos científicos; Cinthia Marcelle, que trabalha com fotografia, vídeo e instalação, encenando usos improváveis de materiais, artefatos e procedimentos da vida cotidiana; Diran Castro artista atuante de maneira transversal no terreno das artes visuais, produção de textos e mediação; Lenora de Barros, grande expoente brasileira da poesia visual; Luiza Crosman, que cria obras de natureza especulativa, tomando emprestados conceitos da Teoria do Design Contemporâneo e da Mídia; e, Rafael RG artista que costuma combinar fontes documentais e afetivas para a construção de seus trabalhos, em geral por meio do uso de arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas íntimas.

Essa é a primeira vez que as obras da Mostra ocupam o Parque Ibirapuera. Nos últimos três anos elas foram expostas no Largo da Batata, zona oeste da capital. O objetivo de democratização da arte segue o mesmo, com a ideia de promover a participação do coletivo em espaço público durante o período de um mês de permanência. Este ano, espera-se receber obras interativas acessíveis tanto para adulto quanto para crianças.

Sobre a Elo3
Há 16 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram @elo3cultura ou no site http://www.elo3.com.br.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui