“Cascata Grande” fica na cidade de Pedregulho e chama a atenção pelo tamanho e pela beleza; resultado do trabalho impressionou a todos.”

Por Terra da Gente
06/12/2019
 

Dentro do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, no interior de São Paulo, existe um tesouro nacional pouco conhecido.

A cachoeira “Cascata Grande” impressiona pela exuberância e grandiosidade, mas não recebe muitos visitantes por conta do seu difícil acesso. Localizada no município de Pedregulho, a 130 km de Ribeirão Preto, é protegida por paredões e uma mata muito conservada.

Até esse ano ninguém sabia ao certo o real tamanho desse patrimônio natural. Mas uma missão especial foi montada para revelar esse mistério. 19 profissionais se uniram para o trabalho e a equipe do Terra da Gente pôde acompanhar de perto a medição.

Não foi fácil. A equipe se dividiu em duas. Parte seguiu um trajeto de 15 km até o topo da cachoeira, com a intenção de medir a queda de forma manual, através de uma descida de rapel. A outra seguiu 12 km, caminhando pela terra e pelo rio, até chegar ao “pé” da queda d’água e usar um aparelho específico para medir o tamanho da cachoeira.

O resultado ficou pronto uma semana depois e surpreendeu a todos. E essa revelação tão especial você confere neste sábado, às 14h, no Terra da Gente.