5° ENCONTRO DE PRODUTORES DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE REUNIU DIVERSOS PRODUTORES DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAIBA
No dia 15 de Novembro, na Fazenda Boa Sorte, município de Sacramento-MG, sede da Cachaça Batista, foi realizado o 5º Encontro dos produtores de cachaça de alambique do Alto Paranaíba e Triângulo Mineira, onde estiveram reunidos, entre produtores, familiares, comerciantes, técnicos e parceiros.
Confira a lista das cachaças participantes
– Batista, Leblon, Segredo de Araxá, PO, Arvelos, Sabor Eterno, Ortolan, Cachaça do Julio, Boa Vista, Quero Mais, Rancho Alegre, Cachaça Carnaval, Paixão Mineira, Segredo Real, Terras de Kubera, Rainha de Araxá e Terra do Zebu
A organização desta quinta edição ficou por conta da Cachaça Batista, de Sacramento e da Cachaça PO, de Conquista. O Sr. Marco Antonio da Cachaça Batista deu as boas-vindas aos presentes e em seguida convidou a todos para um momento cívico, com hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional. Após o almoço, todos foram para visita de campo no Alambique da Cachaça PO, onde foram recebidos pelo Sr. Marcos Cordeiro.
O Sebrae, representado pelo Sr. Alessandro, Técnico da MR Araxá, apresentou o Mapeamento das Indústrias de Cachaça de Alambique do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Neste encontro, ficou definido a criação da Associação dos produtores de cachaça de alambique do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, visando traçar as estratégias para o setor de cachaça de alambique da região, além de aumentar a representação política e institucional das cachaças de Alambique do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Neste dia o Sr. Carlos Eduardo Oliveira, da Cachaça Leblon, foi aclamado por unanimidade para assumir a presidência da futura associação e o Sr. Marco antonio Afonso da Mota, da Cachaça Batista, o Vice Presidente.
Neste encontro, as cachaças Paixão Mineira, de Nova Ponte e Segredo Real, de Uberaba, anunciaram a obtenção de seu Registro no Ministério da Agricultura.
A criação da associação proporcionará a realização de novas parcerias com a cadeia do queijo, café e turismo na região do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro, além do empenho de todos para o desenvolvimento do setor de cachaça artesanal nesta região.