O “Hackathon da galáxia” acontecerá simultaneamente em outras 200 cidades do mundo entre os dias 18 e 20 de outubro

por PEDRO GOMES

A cidade de Ribeirão Preto receberá um evento ligado à NASA entre os dias 18 e 20 de outubro, no RibeirãoShopping. Intitulado de “Hackathon da galáxia”, ele reunirá programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares.

O programa integra o NASA Space Apps Challenge 2019, uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. As pré-inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 10 de outubro. As vagas são gratuitas e limitadas para 250 participantes, sendo 50 delas destinadas para adolescentes de 13 a 17 anos.

Promovido pela incubadora da instituição norte-americana Space Apps, o hackathon é uma maratona na qual os participantes formam equipes e trabalham de forma intensiva para criar soluções dentro do tema escolhido, resolvendo problemas reais, em apenas 48h.

A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela própria agência espacial americana, e que podem ser utilizados para criar soluções aos problemas da humanidade. A maratona reúne pessoas de diferentes idades e habilidades – com formação nas mais distintas áreas do conhecimento como Artes, Negócios, Política, Tecnologias, Engenharias, Ciências, Meio Ambiente, Direito, entre outros.

Na última edição, em 2018, foram 18 mil participantes, em 186 cidades de 69 diferentes países. A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e está é a primeira vez que ocorrerá em Ribeirão Preto.

“A edição do NASA Space Apps Ribeirão promove atividades de conexão entre as pessoas da região, trazendo experiências gratuitas para o público vivenciar e entender melhor o setor. Além disso, as possibilidades se estenderão pós-evento, onde os participantes terão possibilidades de aplicar as soluções criadas em projetos reais. Outro grande legado são as oportunidades de mapeamento e contratação de talentos pelas empresas e startups da região”, explica Clayton Guimarães, um dos organizadores. 

Na edição de Ribeirão Preto, além da competição, o evento contará com programação Hackateen, laboratório de robótica da LEGO, arena de realidade virtual, praça de networking, workshops e palestras.